sábado, 16 de janeiro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É TARENTO?

No Japão existe uma excessiva guerra de marketing para conseguir chamar a atenção do público. Cantores populares lançam seus singles no mesmo dia, numa verdadeira batalha de quem vende mais para obter a posição mais alta da Oricon ou virar o novo rei da música. Num mercado assim, um artista precisa se diversificar e fazer diferentes trabalhos para despertar as atenções. Foi assim que se criou o conceito de “tarento”, que é um artista que pode ser cantor, ator, modelo e tudo o mais que puder fazer.

Se no Brasil um cantor atuando pode gerar críticas do telespectador, no Japão isso é comum e também uma forma de promover seu trabalho. Hoje já existem vários artistas que conseguiram essa proeza, como Matsumoto Jun (do grupo Arashi), Kamenashi Kazuya (do grupo KAT-TUN) e Yamashita Tomohisa (do grupo News). Muitos desses “tarento” têm a responsabilidade de ser uma figura exemplar, já que um ato impensado pode lhe custar contratos como garoto propaganda, prejudicar a carreira musical ou de ator.

Considerado o segundo mercado musical do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, é importante o apoio dos fãs japoneses para o sucesso do seu artista. Ir aos shows, talk shows, entrevistas. Onde o seu artista estiver você deve apoiar, inclusive comprando. Tudo isso para mantê-lo lá em cima.

(Agradecimentos: Guiliano Peccilli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário