quinta-feira, 28 de abril de 2011

O ADEUS À TANAKA YOSHIKO


No dia 21 de abril, o Japão perdeu uma de suas grandes estrelas: a atriz e cantora Tanaka Yoshiko (55). Infelizmente ela acabou falecendo devido a um câncer de mama. Em 1973 ela ingressou no meio artístico fazendo parte do famoso grupo feminino Candies. O trio se desfez em 1978 e desde então, ela se dedicou a carreira de atriz. Quem assistiu o dorama “Tatta Hitotsu no Koi” com certeza se lembrará dela, interpretando a mãe de Ayase Haruka e Kaname Jun. Seu último trabalho foi no dorama da NHK “Te no hira no Memo”, exibido em outubro de 2010.


O funeral da atriz foi realizado no dia 25, em Tóquio e além dos familiares, muitos artistas e fãs se reuniram para dar o último adeus a Tanaka Yoshiko. Vários atores que interpretaram o filho de Tanaka na TV lamentaram a sua morte. A atriz não tinha filhos, mas deixou “órfãos” 22 atores e 25 atrizes. Veja alguns depoimentos:

OGURI SHUN (28 anos, filho no dorama "Tokyo DOGS" de 2009):
"Eu não sei o que dizer sobre a notícia de sua morte inesperada. No dorama, ela interpretou a minha mãe, que tinha uma premissa escandalosa, muito bonitinha. Só posso lembrar de seu brilho e personalidade, que não apresentavam de qualquer modo sinais da doença".

YAMADA YU (26 anos, filha do dorama "Seigi no Mikata" de 2008):
"Nós saíamos para comer juntas e conversar, e se eu estava preocupada ou com problemas, ela iria segurar a minha mão e dizer ‘Vai ficar tudo bem’. Eu soube de sua passagem através dos noticiários. Pensava eu por que tem de ser a ‘mamãe’... Ela sempre tinha um sorriso tão brilhante quanto o sol, e eu ainda não consigo acreditar".

KITAGAWA KEIKO (24 anos, filha do dorama "Hitsudan Hostess" de 2000):
"(Durante as filmagens) Eu nunca a vi com uma expressão sombria. Eu não pude detectar (a doença). Lembro muito bem quando ela disse: ‘Eu estou feliz por receber mais crianças na indústria do entretenimento como este. É muito animado’. Eu gostaria de ter passado mais tempo com ela".

No funeral, o marido da atriz Kodate Kazuo agradeceu a todos os 47 atores e atrizes que atuaram ao lado de Tanaka Yoshiko interpretando os seus filhos, que sempre a trataram como sendo sua verdadeira mãe também fora das telas.

(Fonte: Tokyo Hive)

5 comentários:

  1. Nooooo que noticia triste! (ToT)
    Eu gostava bastante dessa atriz e nem sabia que ela tinha morrido.
    Lembro dela em Tokyo DOGS com o hilário "Sho-chan, mama desu". E também em Tatta Hitotsu no Koi, como a mãe zelosa da Ayase e do Kaname.

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei muito triste com a notícia. A Tanaka Yoshiko era bem querida no meio artístico.

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma grande perda ... sempre serena e calma em seu papeis , vai fazer falta!

    ResponderExcluir
  4. Eu só fui associar a atriz com a cantora quando recebi a noticia no twitter. Eh que eu assisti ao filme "Kuroi Ame" (fiz uma postagem sobre esse filme), mas não lembrava que ela, na década de 70, era a "Sue-chan" do trio Candies.
    E Tanaka Yoshiko estava lutando contra a doença há 19 anos, e muitos que trabalharam com ela, nem sabiam que ela estava fazendo tratamento de tão calma que ela era...

    ResponderExcluir
  5. Notícia triste, embora não a tenha visto atuando (ainda), mas realmente tinha um rosto bem sereno...

    ResponderExcluir