sexta-feira, 11 de março de 2011

TSUNAMI ATINGE O JAPÃO APÓS FORTE TERREMOTO

Olá pessoal! Começamos a sexta-feira com uma triste notícia. A costa nordeste do Japão foi sacudida por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que gerou uma tsunami de quatro metros que arrastou carros e construções no litoral perto do epicentro. O terremoto aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília) e foi seguido quase meia hora depois por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus.

As imagens da televisão mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa, onde dezenas de carros, barcos e prédios foram arrastados pelas águas. De acordo com cenas transmitidas pela rede de televisão pública NHK, um barco de tamanho grande foi arrastado pela tsunami e bateu diretamente em um muro de contenção na cidade de Kesennuma, na província de Miyagi.

As autoridades avaliam os danos causados pelo terremoto, mas até agora não foram divulgados detalhes. A agência meteorológica do Japão tinha classificado a força do terremoto em 7,9 graus. Mais tarde, o Serviço Geológico dos Estados Unidos colocou a magnitude do primeiro tremor em 8,9 graus e emitiu uma advertência de terremoto para toda a costa japonesa do Pacífico.

A NHK pediu para a população se afastar da costa afetada pela tsunami. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí disse que emitiu um alerta de tsunami para o Japão, Rússia, a Ilha Marco e as Ilhas Marianas do Norte. Também foi ativado um alerta de tsunami para Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Havaí. O terremoto aconteceu a uma profundidade de dez quilômetros a cerca de 125 quilômetros da costa leste, informou a agência meteorológica. A área se encontra a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio.

No centro de Tóquio, vários prédios oscilaram com força durante vários minutos enquanto os empregados saíam para as ruas por segurança. As imagens transmitidas pela televisão mostraram um edifício em chamas e enormes nuvens de fumaça no distrito de Odaiba em Tóquio.

Também no centro da capital japonesa, vários trens deixaram de operar e os passageiros tiveram que caminhar sobre as vias férreas. Nos últimos dias vários tremores estremeceram a mesma região, incluindo um com magnitude de 7,3 graus na quarta-feira. Cerca de 30 minutos após o tremor, vários edifícios altos seguiam oscilando em Tóquio, enquanto deixaram de funcionar sistemas de telefones móveis. A Guarda Costeira do Japão estabeleceu um grupo especial para serviços de emergência.

(Fonte: O Globo)

9 comentários:

  1. Força Japoneeeeeeeeeeeeeeeses! *-*
    Queria Deeeeus que meu Miura esteja bem *--*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acabei de ler sobre isso no G1.
    Pior que ontem eles haviam dado informações de que o tsunami não chegaria a costa japonesa.
    Espero que os brasileiros que vivem lá estejam todos bens e que nossos atores favoritos também.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Yokohama e foi realmente assustador, a gnt fico sem energia sem linha de telefone sem agua -.-' da bem que tudo volto no msm dia

    ResponderExcluir
  4. Puxa.. eu fiquei sabendo disso agora a pouco! O.O
    Não sabia direito o que havia acontecido...
    Muito obrigada por sempre estar nos informando!
    Espero que todos estejam a salvo, tantos os brasileiros que ali estão como os próprios japoneses e os nossos atores tbm! rsrs

    Kisus

    ResponderExcluir
  5. Michi, eu tambem moro em Yokohama (Totsuka), mas estou em Toquio por causa do trabalho e terei que passar a noite no escritorio. Namorido disse que esta tudo bem, so cairam alguns bibelos e tirando o fato de ele ter saido duas vezes correndo pro estacionamento nos dois tremores fortes, tudo ok.
    So que a luz e agua em casa estavam normais.

    Caca, Cecilia, Kah e Isa, podem ficar tranquilas que esta tudo bem onde estou, mas lamento pelo pessoal de Miyagi, Iwate, Chiba e Fukushima, onde o estrago foi bem maior!

    Assim que eu me recuperar do susto eu volto as atividades normais. Ou quase.

    Beijos e obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  6. Eu pensei em você assim que li a notícia Kiyomi, porque não sabia em qual lugar do Japão você estava!
    Ainda bem que você deu sinal de vida.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, passei o dia inteiro preocupada com o Japão...tô torcendo muito pelos japoneses...

    e achei isso nem sei onde, mas como tem a ver com o tema deste blog, achei que seria interessante pras fãs:
    http://www.jpopasia.com/news/your-idols-their-status-a-list-of-japanese-celebrities-and-their-status::5421.html

    :)

    ResponderExcluir
  8. Realmente hoje então as notícias não são nada animadoras, mas vamos rezar por todos que estão no Japão passando por esse período difícil...
    Para Michi e Kiyomi que moram lá recebam meu abraço, mesmo não sendo afetadas diretamente não deve ser uma experiência agradável né...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Quero que meu Jun Matsumoto esteja muiito bem.
    Eu amo ele demais!!!

    ResponderExcluir