sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dica do Leitor #7: Densha Otoko

Oi pessoal! Quem assina a dica de hoje é o nosso querido leitor e parceiro Ocho, do blog M&M: Mundo em Mudanças (visitem!), que permitiu que eu reproduzisse a resenha de seu blog. Vamos conferir?


FICHA TÉCNICA
Gênero: Romance, comédia
Episódios: 11 + especial
Emissora: Fuji TV
Exibição: 07/07/2005 à 22/09/2005
Horário: Quintas - 22h
Tema abertura: Twilight (Electric Light Orchestra)
Tema encerramento: Sekai wa Sore wo Ai to Yobun da ze (Sambomaster)
Elenco: Ito Misaki e Ito Atsushi
Onde assistir: AnimeForces.com


SINOPSE
"Densha Otoko" conta a história de Yamada Tsuyoshi, um típico otaku de animes, frequentador assíduo do famoso bairro Akihabara. Um dia, Yamada se depara com uma bela mulher, Aoyama Saori, que é assediada por um bêbado. Enquanto as pessoas no trem parecem indiferentes à situação, Yamada reúne sua coragem e salva Saori. Como forma de agradecimento, Saori manda-lhe um conjunto de xícaras da renomada marca Hermes. Inexperiente no campo amoroso, Yamada pede conselhos em um canal de bate-papo sobre como tentar conquistar Saori.


COMENTÁRIO
"Densha Otoko" ("Homem Trem" na tradução literal) é um daqueles mais "lights" comedianas, com alguma dramatização, onde um "otaku" de carteirinha, que nunca namorou na vida, conhece uma garota que a "salva" de um maníaco numa viagem de trem (daí o nome Densha Otoko). A partir daí, ele resolve entrar num fórum na internet para pedir conselhos amorosos, usando seu nickname do título da novela.

"Densha Otoko", apesar, de ter uma abertura totalmente "animezada", não tem nada de animê, a não ser por causa da "otakice" do personagem principal, que, por sinal, nunca vi um personagem gaguejar e chorar tanto. Às vezes, chega até ser irritante. São muitas situações onde ele se mete em apuros por causa do seu jeito super tímido de ser. Seus amigos, otakus também, têm personalidades um tanto esquisitas e isso pode achar que muitos otakus são desse jeito, o que não é verdade. Otakus também são gentes (risos).

Também deu para se notar que, mesmo sendo um J-Dorama, os atores tentam criar um clima de animê, fazendo caretas e falando do mesmo jeito de personagens de animês, o que pode ser estranho no começo, mas depois, dá para se acostumar. A história é bem light, com várias pitadas de humor.

Aliás, quem sempre teve curiosidade de saber como são as lojas otakus de Akihabara, a novelinha mostra bastante detalhes dentro das lojas. Quem é otaku, não pode deixar de conferir "Densha Otoko" (possui 11 capítulos e 1 especial).

Por Ocho

---
Muito obrigada pela dica Ocho! Vocês sabiam que a irmã do Densha Otoko era a... Horikita Maki! Sem contar outras aparições ilustres, como Oguri Shun e Hayami Mokomichi. Este foi um dos primeiros doramas que assisti, e na época não conhecia os atores. Quer participar deste quadro? Saiba mais aqui.

7 comentários:

  1. Adorei essa novela e virei fã do Densha Otoko! Gostei da forma como eles abordaram o tema, e achei que os personagens secundários foram fundamentais na trama. Eu mesma me senti como um deles, que torceram pelo Densha até o fim. E quando ele decidiu deixar o fórum? E a mobilização das pessoas para trazer ele de volta? Não tem como não se emocionar. Boa dica Ocho!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu assisti Densha Otoko, nem me passava a cabeça que a irmã do Densha Otoko era a Maki-chan. Eu só virei fã dela realmente quando assisti "Nobuta wo Produce". Aliás, "Nobuta" podia ser minha próxima dica do leitor, caso ninguém tenha o escolhido antes.

    Eu, como um geek e otaku, não pude deixar de conferir o dorama. ;)

    Obrigado pela divulgação, Cacá. :)

    ResponderExcluir
  3. “Densha Otoko” foi meu 2º dorama (dos 75 que eu assisti até hoje), e também nem fazia ideia de quem era Horikita Maki. Só lembro que ela era muito cruel com o Densha. Ela me chamou atenção mesmo em “Kurosagi”, na qual sua personagem era vizinha de certo rapaz, interpretado por um ator até então desconhecido pra mim, o Yamashita Tomohisa. Foi muito legal assistir “Nobuta wo Produce”, pois nessa época já tinha me tornado fã da Maki, do Yamapi e do Kame. Vou publicar sua dica sim Ocho, e muito obrigada pela participação!

    Quem tiver interesse em ceder alguma dica de dorama publicada em seu blog/site, é só entrar em contato que eu publico aqui no The Doramas =)

    ResponderExcluir
  4. Essa é a mesma atriz que fez Gokusen né? Alguém sabe onde posso encontrar “Gokusen 3” legendado em português?

    Lucas

    ResponderExcluir
  5. ainda nao vi esse dorama, mas todo mundo fala tao bem q acho q vou dar uma conferida. valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. É esse dorama que aparece o Tegoshi do NEWs??? acho que confundi rsrsrsr
    Vou baixar! Parece ser legal o tema ''otaku''

    ResponderExcluir
  7. Bom, ja era para ter postado, mas ando sem tempo... X< "Densha Otoko" foi um dos primeiros doramas que assisti e dai em diante fui acompanhando outros com a Horikita Maki. Apos ver "Nobuta wo Produce" tb acompanhei YamaP, Kamenashi e Toda Erika ;) E o ator Ito Atsushi ficou perfeito nesse papel, tanto que qdo. vejo ele em outro nao tem como nao lembrar do "Yamada" rs.

    So vou pedir licenca para comentar o que ja esta otimo:
    - Alem do dorama + SP, teve outro SP, o "Densha Otoko Deluxe", mostrando o que acontecia com os outros personagens
    - Tem a versao filme, com o ator Yamada Takayuki e Nakatani Miki, mas nao assisti essa versao entao nao posso comentar. Curiosidade, no trem quem aparece por alguns segundos para ajudar o "Yamada Tsuyoshi" com o bebado e o ator Yamada Takayuki XD
    - O que mais gostei e que foi baseado em fatos reais que virou livro, manga e depois adaptado para o cinema e TV.
    - E alem das musicas de abertura e encerramento tem 2 outras que eu gostei: Uma e a "Mr. Roboto" com o Styx que toca no primeiro episodio e a outra musica e tocada qdo. Yamada Tsuyoshi espera Aoyama "Erumesu" Saori no relogio. Curiosidade e que essa musica ja foi usada num dorama dos anos 80 e pelo sucesso que fez no "Densha Otoko" um dos integrantes do Smap ficou imitando o baterista do grupo rs.
    CCB - Romantic ga Tomaranai
    http://www.youtube.com/watch?v=iFF7FCfQTyI

    E como vc comentou "Otakus tambem sao gentes", tem pessoas que ate hoje tem preconceito com os otakus dizendo que Akihabara e um local perigoso e que os otakus "atacam" as mulheres. Gente assim nem devia morar no Nihon para fazer propaganda desse jeito (e nem sou otaku rs), claro que existem lugares perigosos, eu ando tranquilo de dia em Shinjuku, mas altas horas da noite nem dou vou por la, Sampa tb e assim, Paris e Barcelona de noite em alguns lugares achei perigoso e em Seoul tinha locais que de dia parecia a Rua Direita, R. 25 de marco ou o Lgo. da Batata tamanho o numero de camelos, uma versao oriental (visao totalmente diferente que vi em K-drama, lojas como FOREVER 21, ZARA ou ate mesmo CHANEL logo em frente tinha barracas de camelo que vendem desde roupas ate CD e DVD piratas, isso nunca vi em Tokyo XD). De noite so fomos em locais com muita gente e retornavamos para o hotel de taxi. Voltando para Akihabara, depois da reforma na estacao (nao esta mais como mostrado no dorama) ela ficou "moderna" e facil de se "localizar". O bairro tb teve melhorias com novas torres de escritorios e, alem das ja conhecidas lojas de eletronicos, foi inaugurada uma enorme de uma grande rede. E tb teve um certo reforco policial, acredito desde o incidente que houve anos atras. Mas enfim e um dos locais mais visitados e turisticos de Tokyo. Ah... E realmente ja vi "otakus" parecidos como no dorama andando em Akihabara rs.

    ResponderExcluir