sábado, 4 de setembro de 2010

POR DENTRO DE “BECK”

Sem dúvida BECK é um dos filmes mais aguardados do ano. Para quem ainda está por fora da trama, o “The Doramas” conta todos os detalhes não só do longa, mas também desse mangá pouco comum, que tem como base a música. BECK conta a história de um grupo de jovens que formam uma banda de rock e todas as suas dificuldades para alcançar o sucesso. A série é de autoria do mangaká Sakuishi Harold. O SITE OFICIAL do live-action disponibilizou um vídeo especial de dois minutos e meio com a música tema “Evolution”.

Ao contrário do mangá, o filme focará mais a vida de Minami Ryusuke (Mizushima Hiro). O rapaz é o fenomenal guitarrista da banda BECK, tem 16 anos e acaba de voltar de Nova York, onde viveu um bom tempo. Por isso, ele age mais como norte-americano do que como japonês. Na América, Ryusuke foi influenciado por um amigo músico chamado Ed, que atualmente possui uma banda conhecida mundialmente como “Dying Breed”. No passado, Ryusuke e Ed tinham feito uma promessa de tocarem juntos novamente.Ryusuke, na verdade, voltou para o Japão meio que fugindo, pois a guitarra que ele possui é muito famosa por lá, e é conhecida pelo nome de Lucille. Na América, Ryusuke e Ed roubavam carros para se divertir, até que um dia roubaram o carro errado. Dentro do carro estava Lucille (a guitarra) e Beck (o cachorro). Mas a partir daí, os problemas só aumentaram. Leon Sykes, sobrinho de John Lee Davis (o verdadeiro dono de Lucille), foi para o Japão com seus capangas para pegar Lucille de volta e acabar com a vida de Ryusuke.Outro personagem importante é Tanaka Yukio (Sato Takeru), apelidado de Koyuki por Izumi, sua amiga de infância. No mangá, ele é o personagem principal da trama. Sua vida é monótona, pois é um garoto de 14 anos tímido e nada popular em sua escola. Sua vida começa a mudar quando espanta alguns garotos que estavam maltratando um cachorro com o nome de Beck e, consequentemente, acaba conhecendo o seu dono, Minami Ryusuke.Koyuki se vê envolvido cada vez mais por Ryusuke e pela música. Então, ele começa a aprender a tocar guitarra com seu professor de natação, o Saito-san, um fã da banda britânica “Rocket Boys”. Nessa jornada de aprendizagem, Tanaka vai crescendo e desenvolvendo tanto sua habilidade com a guitarra como a de vocalista. Até que Ryusuke percebe seu talento e o integra na banda BECK.
Além dessas suas qualidades, Koyuki começa a lidar com as garotas. De garoto pouco conhecido no colégio onde nenhuma garota o notava, passou a ter duas garotas muito bonitas gostando dele: a Izumi-chan, que estudou com ele quando ainda eram garotos, e Minami Maho (Shiori Kutsuna), irmã mais nova de Ryusuke, pela qual Koyuki realmente se apaixona.
O vocalista Chiba (Kiritani Kenta) foi quem deu a ideia de colocar o nome da banda de BECK, após ouvir inúmeras sugestões de Ryusuke, como por exemplo, “Ryusuke e Banda” e coisas do tipo. Após escutar os nomes nada criativos de Ryusuke, ele olhou para o cachorro Beck e disse que esse seria o nome da banda, e nenhum integrante foi contra. Chiba canta as músicas de BECK, que são mais no estilo hip-hop.
Taira (Mukai Osamu) é o baixista da banda. Ryusuke fez de tudo para ele entrar no BECK, pois reconhecia o seu talento e o admirava. Taira tem uma pegada funk e sobre isso o autor dá muita ênfase em vários momentos do roteiro do mangá. Lembra muito o estilo de tocar do baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers.
Sakurai (Nakamura Aoi), o baterista de BECK, é um grande amigo de Koyuki. Ficaram amigos logo que ele entrou na escola, ajudou Koyuki em algumas brigas e mostrou bandas novas a seu colega de sala. Saku acabou entrando após a saída do antigo baterista, que largou a banda sem muitas explicações.
BECK narra a história de jovens com o sonho de se tornarem conhecidos pelo seu trabalho, que nada mais é que fazer música. Afinal, quem nunca sentiu vontade de estar num palco, principalmente aqueles que tocam algum tipo de instrumento musical? Mas para que isso aconteça, eles terão que trabalhar duro para conseguir dinheiro e gravar um CD demo, alugar um estúdio para ensaiar, dentre outras dificuldades.
Para quem gosta de música, BECK é uma pedida interessante devido às referências musicais. E para quem não gosta, também será uma boa pedida por conta da vida pessoal de cada personagem e a garra dos integrantes da banda em tornar seu trabalho conhecido. Diversão garantida! Estreia hoje nos cinemas japoneses.

6 comentários:

  1. Estou mui ansiosa por esse filme... *.* vi o anime e comecei a ler o mangá ... .. adorei esse post

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm adorei seu post! Sou viciado em beck e aqui no sul tenho uma banda cover de beck! Esse filme era tudo que faltava!

    ResponderExcluir
  3. Bah, não vejo a hora de assistir! >.<

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostaram do post. Também fiquei viciada nesse filme!

    ResponderExcluir
  5. beck com certeza é muito bom, anime e mangá foram muito bacanas. Vamo v o filme.

    ResponderExcluir