Nos últimos dias, o ator Takaoka Sousuke (29) tem sido alvo de duras críticas, após fazer comentários infelizes em sua conta no Twitter. O incidente levou à sua demissão da agência Stardust Promotion, e também pode resultar em seu afastamento de uma série dramática programada para começar neste outono.
Tudo começou no dia 23 de julho, quando o ator escreveu uma mensagem em seu Twitter criticando a Fuji TV (canal 8) por dar muito espaço para doramas e outros programas voltados à Coréia em sua grade de programação. Ele comentou: "Para ser honesto, devo muito ao canal 8, mas não posso acompanhá-lo em tudo agora. Eu sempre acho que é uma estação de televisão coreana. Com muita frequência. Apesar de que nós japoneses estamos à procura de programas tradicionais japoneses. Por enquanto, sempre que algo coreano surge, eu desligo a TV".
Com esta mensagem, juntamente com outras subsequentes, levaram muitas pessoas a declarar Takaoka como sendo racista e xenófobo. Com isso, Takaoka anunciou no dia 28 de julho que estaria deixando sua agência, assumindo a responsabilidade de seus atos. A Stardust confirmou mais tarde que a decisão de rescindir o seu contrato foi mútua depois de conversarem sobre o assunto. Em seu Twitter, Sousuke reconheceu que foi um resultado natural para tal incidente, e expressou sua gratidão à sua agência pelo seu trabalho até agora.
Depois disso, o futuro profissional do ator poderá sofrer graves consequências. Ele estava escalado para protagonizar uma série de televisão dirigida por Miike Takashi, que começa em outubro, embora o dorama ainda não tenha sido oficialmente anunciado. A agência Stardust declarou que sua participação no projeto é "incerta”. O ator também postou um tweet dando a entender que está inseguro sobre como continuar com sua carreira a partir de agora.
E logo surgiram especulações se o caso não afetaria a carreira de sua esposa, a atriz Miyazaki Aoi (25). Takaoka teve que esclarecer que Miyazaki não compartilha de suas opiniões. No entanto, algumas agências de notícias andam dizendo o casamento deles não anda nada bem. Já comentei uma vez aqui que a mídia japonesa costuma “perseguir” seus artistas. Se eles comentem qualquer ato impensado ou se envolvem em escândalos, acabam o condenando por um longo tempo. Até hoje a cantora e atriz Sawajiri Erika tenta retomar sua carreira, mas sem sucesso.
(Fonte: Tokyograph)
Não podemos ser hipócritas a ponto de achar que japoneses e coreanos (e japoneses e chineses) se dão bem ou que toda a mágoa histórica tenha passado. O erro do Sousuke foi tornar público sua opinião. Agora ele está pagando pelas declarações racistas.
ResponderExcluirEngraçado ele falar da Coréia, mas não mencionar os EUA. Sabia que tem até uma Estátua da Liberdade em Odaiba?
ResponderExcluirnão vi nada de O"H MEU DEUS que racista, morte a coréia etc"
ResponderExcluirjaponeses sempre pagam demasiadamente pelas suas declarações, como foi o caso da Koda Kumi com os líquidos amnióticos
No meu ponto de vista o gde erro de Takaoka (q ateh esse dia nem sabia q era "ele" o ator casado c Miyazaki Aoi) nao foi insinuar coisas sobre coreanos, o erro maior foi sim querer "bater de frente" c a Fuji TV (seria quase como querer "bater de frente" c a "Rede Globo") q alem de doramas, produz eigas, programas de variedades e noticiarios de "ibope", ela como uma empresa privada (ao contrario da estatal NHK) visa lucros e nada mais correto q colocar em sua programacao artistas coreanos p dar mais audiencia, jah q eles andam na moda nos ultimos anos devido a "invasao" K-Pop (cantanda em nihongo) e de K-Dramas no Nihon. Garanto q o "SMAPxSMAP" teve boa audiencia qdo veio o Jang Keun Suk e tb qdo a propria Fuji TV exibiu meses atras o "Ikemen Desu ne" na versao coreana. TV Tokyo tb fez um dorama c as meninas do grupo KARA, etc., etc. Qdo vamos p Shin Okubo (bairro coreano em Tokyo) as ruas estao lotadas (95% por mulheres), tem filas nas portas dos restaurantes coreanos e outra multidao nas lojas q vendem de tudo q se imagina desses artistas, alem de produtos de beleza, alimenticios, etc.
ResponderExcluirClaro, a Fuji TV nao vai falar na fte de todos q nao quer mais esse ator pq "criticou" a emissora, "acredito" q ela tenha "criada" toda uma situacao q deixou ele c uma imagem de "grande racista". A pressao deve ter sido tao grande q ele nao teve outra opcao senao pedir demissao da agencia.
Posso citar um outro tipo meio de comunicacao q poderia influenciar algumas pessoas (ou nao) a acrediar no q esta sendo escrito, por exemplo, neste blog, a Cacah (acredito) tem um enorme trabalho de ler os sites originais, traduzir e coloca-los no seu blog, fora as fotos e outras coisas q ela deve ter q fazer p dar ao blog sua "cara". As vezes comenta sua opniao pessoal mas normalmente nao muda praticamente nada do original. Acho bom essa imparcialidade dela (menos qdo tem relacao c o seu Matsumoto Jun kkk), e claro, nos comentarios dah ateh seu feedback pessoal qdo possivel. Isso tudo, acredito, sem ganhar nada, jah q nao vejo anunciante nenhum. (^^)v
Entretanto, tempos atras, li num outro blog ou site em portugues q nem lembro mais o nome, materias sobre artistas japoneses e achei um pouco tendencioso, claro, o blog ou site eh da outra pessoa e escreve o q quiser, mas deu p perceber q "manipulava" elogios p certos artistas mais "queridos(as)" e p outros nem comentava nada (ou omitia mesmo o nome desse artista nao sei por raiva ou por nao gostar) apesar de estarem na mesma "obra/encenacao" e alguns serem ateh protagonista (e tinha anunciante, quer dizer, devia estar recebendo p escrever "aquilo"). Resultado, nunca mais voltei a ler aquele blog ou site, minha "audiencia" nao ia ter mais e nem sei se ainda existe. (>.<)
Bom, em resumo, se for uma "pessoa publica" o ideal mesmo e tomar cuidado com qualquer tipo de atitude ou comentarios, seja na TV, blog, Ameba, Mixi, Twitter, Facebook, etc.
Qto ao US vou deixar p uma outra oportunidade, ou quem sabe se tiver tempo "sobrando" p falar deles. (^^)v
Tak
Caraaaaamba, só falta eles quererem que ele cometa um harakiri só por um comentário infeliz...
ResponderExcluirNem achei tudo isso, ele deve ter desabafado num momento que estava querendo ver um programa mais legal e não estava achando, quem não faz isso de vez em quando e reclama "pôxa nesse canal só tem porcaria"...
Nessas horas fico decepcionada com os japoneses, okasan minha...